Vinil Comentários Clássico Por DJ Cleberson: Jorge Ben Jor – Negro É Lindo

É o 8.º album de estúdio, lançado em LP no qual o artista @jorgebenjoroficial é acompanhando pelo Trio Mocotó produção do Paulinho Tapajós e arranjos: Arthur Verocai em novembro dese ano completa 49 anos. Em  1971 é lançado o disco Negro é lindo, Jorge já  se relacionava com a música negra, já começava a se afinar com a cultura negra. A aproximação de Jorge com a soul music aconteceu gradualmente. Se a valorização do negro já era algo presente desde o começar da sua carreira, aqui ela se torna mais explícita, com o título.


 Do álbum que remete ao movimento de consciência negra, além do fato que o disco possui três músicas que abordam diretamente o tema da negritude:
“Cassius Marcelo Clay”, “Zula” e “Negro é lindo”.


 Mesmo afirmando que negro é lindo, Jorge não deflagra uma situação de conflito com o “branco”. O negro cantado na música busca uma relação mais igualitária, assim como o herói Cassius Marcelo Clay.


 Porém, não devemos silenciar o fato de que, se Jorge não deflagra o conflito entre“brancos” e “negros”, ele não se cala no que diz respeito ao racismo. Além disso, há uma grande exaltação das qualidades dos afro-descendentes, na qual eles não são apresentados como sofredores injustiçados, mas acima de tudo, como pessoas lindas, amorosas e amigáveis.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s