Artista em Destaque: Filiph Neo

Nascido em São Paulo, dia 2 de outubro de 1989, Filiph Neo vem de família de músicos, desde muito novo mostrando total interesse pela música. Começou cantando e logo em seguida descobriu o Cavaco como seu primeiro instrumento, passando por diversos outros como teclado, baixo, guitarra, violão e bateria.

Aos 11 anos começou a se envolver com produção musical.

No ano de 2006, cursou canto popular na Universidade Livre de Música (ULM) / Tom Jobim, adquirindo conhecimento de fontes como Magali Mussi (ULM, High School Musical, etc.), Itamar Colasso (Zimbo Trio) entre outros. O que trouxe mais bagagem e experiência como cantor.

Nesse período, Filiph começa a dar forma a sua carreira, juntando composições antigas a novas idéias, dando início ao processo de gravação de seus trabalhos solo, enquanto paralelamente trabalha com outros artistas, gravando, produzindo ou tocando.

Trabalhou com grandes nomes como Kamau, Rincon Sapiência, Slim Rimografia e Thiago Beats, Ago, Arnaldo Tifu, entre outros do circuito. No cenário Neosoul/R&B, Filiph Neo tem se destacado como um dos precursores não só como cantor mas como produtor.

Um de seus trabalhos é o álbum do cantor de R&B Ah! Mr. Dan (ou Mr. Dan), Na Veia, lançado no início de 2011, onde Filiph assina todas as faixas. Também trabalhou com diversos artistas do meio gospel como Max Musicamente, Lito Atalaia, Rap Sensation, Jhour Bayron, e o produtor Silvera.

Juntamente com Sorry Drummer e Bruno E. produziu o álbum de Patricia Marx em comemoração aos seus 30 anos de carreira, “Trinta”, e assina como diretor musical o dvd “Trinta ao vivo” lançado em março de 2013. Falando em “Sorry Drummer”, Filiph Neo assina produção e mixagem de várias faixas do aclamado álbum “Sorry Drummer & Friends”, tendo destaque também na faixa que canta juntamente com o rapper Rincon Sapiência intitulada “Sair Pra Gastar”, que tem sido destaque nas rádios Transamérica, 105 fm, entre outras.

No ano de 2010 Filiph Neo lançou seu primeiro disco, “E.P. Broadcast”, pelo selo Subterrâneo Records, contendo faixas do início da carreira. E em 2011 o trabalho que leva por título “Neo Soul Eu” foi lançado na web. Trabalho mais que esperado por seu público, como segundo álbum oficial de sua carreira.

No momento o cantor e produtor finaliza seu terceiro álbum, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2015. Mas para dar um gostinho de novidade colocou nas ruas em 2013 o super tocado single “Opostos”

Atualmente Neo integra o grupo “5 pra 1” juntamente com Dee, DJ Will e Renan Samam. O primeiro EP do grupo, “Kush & Garotas” foi muito elogiado, arrastando uma leva de fãs, colocando o grupo num ótimo patamar na cena do Rap. Com musicas inevitavelmente acertivas, tomando de assalto radios e baladas de Rap. O primeiro video clipe, vem com a faixa “Bombastic”, e direção de Toddy Ivon. O grupo prepara o segundo trabalho, com previsão de lançamento para inicio de 2015.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s