Soul: Voce e Eu Artista Em Destaque: Mano Rick

Mano Rick: Nascido na cultura independente do Rap pelotense, Mano Rick leva na essência da sua arte as raízes de sua origem no Loteamento Dunas. O início de sua carreira se deu aos 10 anos, em 2007, inspirado e impulsionado pelas influências cotidianas e pelo gosto precoce pela música, marca que carrega na acentuada versatilidade de seus raps.

“Além do Tecido”: Junto de dois músicos angolanos (Stime e Marley) foi gravada a música “Além do tecido”. Recentemente a música ganhou um vídeo clipe gravado simultaneamente no bairro Dunas (Brasil) e no bairro Grafanil (Angola) em uma parceria intercontinental. “Além do tecido” não se trata do que os nossos olhos vêem. A obra refere-se diretamente a o que sentimos e que nos mantém ligados mesmo afastados fisicamente. Isso, é o que nos coloca no lugar do outro e faz com que sejamos solidários; como disse Marley do Beat, “Além do tecido é um convite para paz universal…”

Histórico: Mano Rick

Nascido em 1997 na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul, Luis Henrique Barcelos Duarte, o rapper “Mano Rick” desde criança simpatiza com a música, o ritmo e a temática do RAP. Iniciou sua carreira de maneira precoce, fazendo rimas pelo bairro e gravando-as no toca-fitas que ganhou de seu pai. Subiu em um palco pela primeira vez em 2005 aos 8 anos de idade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Dunas, onde estudou.

Em 2008, com o grupo Consciência do Rap, Mano Rick participa da coletânea resultante do Festival de música do COEP, no qual o grupo conquistou o terceiro lugar. Em 2012 é lançada a coletânea Dunas Rap Vol. 1, com 3 faixas do rapper, dando início aos muitos trabalhos realizados pelo coletivo (Dunas Rap), no qual participou ativamente até 2016, e hoje ainda é um colaborador.

Em 2013, Rick lança seu primeiro trabalho solo, o EP “Fatos e Fatos”, contendo seis faixas; a partir deste momento, passou a participar ativamente da cena cultural de seu Estado, representando o Rap e a comunidade de onde pertence, o Loteamento Dunas.

Em 2017, contemplado pelo Procultura Pelotas, Rick lança seu primeiro disco, o álbum “Do Dunas Pro Mundo”, que tem como motivo central a conjunção de elementos como a musicalidade do intérprete, as experiências particulares oriundas desta jornada, suas referências de vida e a visão que este possui da comunidade onde vive, a qual busca levar ao público através de rimas e harmonias, permeado por influências musicais diversas expressadas através de uma intensa e rica musicalidade eletro-orgânica.

O álbum passou a ganhar expansão de modo nacional com a passagem do rapper por São Paulo (SP), onde teve a oportunidade de apresentar o material para nomes como, Rael, Kamau, DJ Kl Jay, Parteum, Nelson Triunfo, Eazy Jay, Srt. Paola, 5pra1 e entre outros, além de disponibiliza-lo na “Gringos Records (SP)”, uma das maiores lojas de venda de materiais físicos do Rap Nacional.

Em 2018 Rick lançou o vídeo clipe da música “Por que não?”, onde propõe uma reflexão em torno de questões que habitam os pensamentos de grande parte dos jovens negros que residem nas periferias; estes, que desde cedo são ensinados a acreditar que seus objetivos e sonhos não serão reais, já que as possibilidades são mínimas. A letra da música questiona esses limites, trazendo a ideia de que eles podem ser ultrapassados quando o povo reconhece a própria história, pois assim, se fortalece a identidade, trazendo a possibilidade de reerguer os impérios.

Com banda, ainda neste ano (2018), Rick participa do Vapor Session com a performance ao vivo da música particularidades. Atualmente o rapper trabalha como produtor musical/fonográfico e gestor no seu estúdio, representando o seu próprio selo, a Amargem Entretenimento (4Passo); com isso, tem lançado singles, o último foi o intitulado “Além do tecido”, junto de dois músicos angolanos (Stime e Marley) e que recentemente ganhou um vídeo clipe gravado simultaneamente no bairro Dunas (Brasil) e no bairro Grafanil (Angola) em uma parceria intercontinental.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s