Notícia de Soul: Voce E Eu: Olhos Negros Vivo by Renato Gama

A Tropical Diaspora® Records tem o prazer de anunciar uma parceria com Renato Gama e Sá Menina Produções Artísticas.
Renato Gama é um músico extraordinário e talentoso. Sediado em Vila Nhocuné, um bairro popular na periferia de São Paulo, a zona leste, Renato Gama personifica lindamente o pulso contra o preconceito e a injustiça social que vem das margens da sociedade brasileira e o que as elites sociais optaram por ignorar. Uma voz a ser ouvida, com certeza!

Os diversos projetos musicais de Renato Gama, dignos de menção, são a banda Nhocuné Soul, uma forma de cruzamento cultural e artístico com o objetivo de emancipação social. Renato Gama sabe pessoalmente com o que as pessoas devem lidar na periferia: um ambiente hostil e cheio de dificuldades, e apesar de todas as desvantagens, existe uma alma criativa que floresce, que rap e jazz, que faz poesia e conta histórias da pobreza e desigualdade deixada por um Estado descuidado.

Em janeiro passado, Renato Gama deu uma entrevista enquanto estava sentado no meio de um beco estreito e sujo à margem de São Paulo. Enquanto ele falava sobre seu projeto ‘Olhos negros no espelho’ e a performance ao vivo ‘Olhos negros vivo’, uma sirene de polícia invadiu abruptamente o fundo e ele, abaixando a voz, disse calmamente: veja, essa é a sirene que molda nosso mundo e compõe as coisas que vemos gravadas na retina daqueles ‘olhos negros’, os olhos negros.

A performance ao vivo ‘Olhos negros vivo’ lida com o mundo dos negros, com seus sentimentos e amor, sua paternidade … com o suicídio e o assassinato. ‘Olhos negros vivo’ é uma voz na periferia, a experiência de viver na periferia, reinventando-a e criando histórias que falam a língua do povo. A música de Renato Gama é um meio contra a padronização de expressões culturais e relações sociais na periferia.

‘Olhos negros vivo’ será lançado em breve como LP na Tropical Diaspora® Records. Este é um projeto que representa tudo o que a Tropical Diáspora® Records representa.

A história de Renato Gama é uma história que nós da Tropical Diaspora® Records temos orgulho de dar uma voz.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s